BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exploração humana, exploração animal

Olá, me desculpem se fiquei muito tempo sem postar, é que agora tenho aula, aula, mais um pouco de aula e estou a procura de um emprego...
O que venho falar aqui é algo que tomei conhecimento há algum tempo, e fiquei pensando se deveria ou não postar no blog, então resolvi que sim, pois cuidar de uma espécie não significa esquecer a outra né? :)
Bem, o caso é o seguinte, eu vi em uma revista que a empresa "Nike" explora pessoas de países e regiões pobres,  como a indonésia, vietnã e o nordeste Brasileiro, Onde eles ganham uma miséria, muitos vivem em lugares completamente insalubres, e trabalham quase 20 horas por dia! Apesar de alegarem que as condições mudaram por volta de 1995, veja esta reportagem de 2008: http://www.reporterbrasil.org.br/clipping.php?id=555

E esta é a reportagem sobre a nike e trabalho escravo(em inglês, mais as imagens bastam..): http://www.youtube.com/watch?v=9Qzm7MCusGM&feature=related
Ou seja, não dá para confiar...O melhor é boicotar os produtos dessa empresa até termos certeza que os trabalhadores são tratados dignamente! Eles têm capital para isso e deveria ser um dever moral!
Outra coisa, após denúncias da peta, a empresa parou de usar peles de animais exóticos (jacarés, corcodilos, cobras, lagartos, peixes avestruzes e mamíferos marinhos) (http://www.peta.org/b/thepetafiles/archive/2010/02/25/victory-nike-and-cole-haan-ban-exotic-skins.aspx)  Mais...Ainda usam a pele de bovinos, o que é tão cruel quanto, Boa parte desse couro vem de regiões  próximas á Índia, onde as vacas e bois são mortos plenamente conscientes...(Se você assistiu Earthinlings/Terráqueos, sabe do que eu estou falando, o que para mim foi uma surpresa nada agradável)

Pois é...pessoas e animais não humanos  tratados como coisas, sejam como máquinas, sejam como uma matéria prima para roupas e artigos "sofisticados"...me pergunto, até quando? Nós podemos mudar isso!Nós DEVEMOS mudar isso!
(Outro dia quero comentar sobre as confecções no Brás/Bom retiro, onde também exploram as pessoas, infelizmente)

0 comentários: